CONTROLE INTEGRADO DO MOTOR
Introdução aos Sistemas de Injeção / Ignição Eletrônica

Autor: Humberto José Manavella

• Apresentação
A obra tem por objetivo apresentar uma introdução ao estudo dos sistemas de eletrônica embarcada atuais, especificamente, àqueles de injeção e ignição eletrônicas.

Seu conteúdo é de caráter conceitual no que diz respeito á sua abordagem tecnológica, e abrangente o suficiente para oferecer ao leitor, os fundamentos necessários à compreensão dos sistemas de eletrônica embarcada atuais assim como servir de base na análise de aplicações futuras resultantes do avanço tecnológico.

A obra se compõe de 33 capítulos distribuídos em 4 partes, totalizando 185 páginas.

• Os capítulos da parte I apresentam os conceitos básicos do processo de combustão e seu impacto nas emissões automotivas; conceitos estes, necessários à compreensão dos motivos que impulsionaram a rápida evolução dos sistemas integrados de gerenciamento eletrônico do motor.

Também, é feita uma revisão dos métodos de controle em malha fechada e sua aplicação no gerenciamento dos sistemas de eletrônica embarcada.

• Os capítulos da parte II abordam o estudo dos diversos subsistemas que compõem o sistema de gerenciamento eletrônico do motor, injeção e ignição, tomando como exemplo o sistema EEC-IV, que por vários anos equipou os veículos produzidos pelas montadoras Ford e VW.
Os exemplos objetivam mostrar a função dos componentes no sistema sem analisar o princípio de funcionamento de cada um em particular. Isto último é abordado nos capítulos que compõem as partes III e IV.

Dois capítulos são dedicados especificamente à verificação e diagnóstico dos sistemas de eletrônica embarcada; neles são apresentadas regras básicas e seqüências de verificação que visam sistematizar o diagnóstico de falhas dos referidos sistemas.

• Nos capítulos da parte III é analisado em detalhe, o princípio de funcionamento da maioria dos sensores presentes nos sistemas atuais.

• Os capítulos da parte IV abordam o estudo do princípio de funcionamento dos principais atuadores presentes nos modernos sistemas de injeção/ignição eletrônica.



• Público alvo
A obra tem por objetivo básico atender às necessidades de formação tecnológica dos profissionais ligados à manutenção e reparação de sistemas de eletrônica embarcada, especificamente os de injeção/ignição eletrônica.

No entanto, pelo seu enfoque formativo poderá servir como texto de referência em cursos da disciplina autotrônica, seja em ambiente de escola técnica ou de ensino superior, complementando a abordagem teórica dos referidos cursos.

• Observações finais
Pelo seu caráter conceitual e formativo, consideramos este tipo de publicação, um auxiliar necessário na compreensão dos manuais de diagnóstico e reparo. Pela sua própria natureza, estes últimos são de caráter informativo e geralmente, específicos a um número limitado de sistemas ou modelos de veículos.



 SUMÁRIO 

 CAPÍTULO 16 

 CAPÍTULO 30