ELETRO-ELETRÔNICA AUTOMOTIVA
Aplicações Avançadas

Autor: Humberto José Manavella

• Apresentação
Na elaboração da obra foram consideradas as necessidades do profissional da reparação automotiva quem cada vez mais, deve não só aplicar os seus conhecimentos de mecânica, mas, complementá-los com aqueles de eletroeletrônica. Acreditamos que com os temas abordados, o leitor estará em condições de compreender a totalidade do funcionamento dos sistemas de eletrônica embarcada.

Na apresentação dos temas, que cobrem um leque muito amplo da eletroeletrônica, tem-se evitado, na medida do possível, o uso de fórmulas e o rigor científico em prol de uma explanação mais simples, que contribua com a compreensão plena dos conceitos.

A obra se compõe de 24 capítulos e 6 anexos totalizando 140 páginas.
Os temas abordados abrangem desde conceitos básicos de eletricidade: conceitos de energia e potência, tensão, corrente e resistência elétricas (lei de Ohm), resistores especiais, capacitor e sinais elétricos, até aqueles mais avançados: diodo semicondutor e transistor que servem de base para temas como: processo de retificação, regulação de tensão e proteção de circuitos eletroeletrônicos.

O estudo das máquinas elétricas - transformador, motor e gerador elétricos (alternador trifásico automotivo) - é precedido de capítulos com os conceitos de eletromagnetismo e indução eletromagnética.

Na análise da Estrutura dos Sistemas de Eletrônica Embarcada é utilizado o recurso dos diagramas de blocos funcionais, para sua representação. Estes conceitos são fundamentais para o entendimento abrangente das relações entre os diversos sistemas de eletrônica embarcada.

Finalmente, os últimos capítulos são dedicados à análise dos diversos Circuitos de Entrada/Saída utilizados nas unidades de eletrônica embarcada, assim como, a apresentação, de forma suficientemente simplificada, dos temas: Circuitos Lógicos e Conversores A/D e D/A.

A obra conclui com 6 anexos que abordam os seguintes temas complementares:

  • simbologia: com exemplos (os mais comuns) de símbolos utilizados nos esquemas elétricos.
  • instrumentação: com as características básicas do multímetro e osciloscópio automotivos.
  • par bimetálico
  • motor de passo
  • bateria: com os procedimentos relevantes de avaliação do estado de operação assim como, com a descrição dos parâmetros de caracterização das baterias.
  • questões: com questões de autoavaliação e as respostas correspondentes.

Como pode ser observado, a partir do apresentado acima, é objetivo desta obra, ser abrangente o suficiente como para oferecer um panorama amplo dos conceitos e princípios que fundamentam a operação dos sistemas de eletrônica embarcada, e isto, sem a utilização de recursos teóricos em demasia.


• Público alvo
A obra tem por objetivo básico atender às necessidades dos profissionais ligados à manutenção e reparação de sistemas de eletrônica embarcada.


• Observações finais
Pelo seu caráter conceitual e formativo, consideramos a obra, um auxiliar necessário para a compreensão abrangente do funcionamento dos sistemas de eletrônica embarcada.



 SUMÁRIO 

 CAPÍTULO 6 

 CAPÍTULO 13