Eletrônica Embarcada Veicular
Transmissão Automática - ABS/TC - Direção Dinâmica - Suspensão Pilotada - Estabilidade Eletrônica Veicular

Autor: Humberto José Manavella
• Apresentação

O livro Eletrônica Embarcada Veicular, de aproximadamente, 160 páginas organizadas em 24 capítulos, pretende dar continuidade ao trabalho iniciado com a publicação de Controle Integrado do Motor (2004), complementado com Eletroeletrônica Automotiva (2006), Diagnóstico Automotivo Avançado (2009) e Emissões Automotivas (2012).

Da mesma forma que os anteriores, a abordagem deste livro é estritamente conceitual e abrange os seguintes temas:

Transmissão automática eletrônica. Inicialmente, é apresentada a funcionalidade do trem epicicloidal e dos dispositivos de acoplamento e fixação: cinta de freio, embreagem úmida e conversor de torque. Os capítulos a seguir analisam a funcionalidade das configurações Simpson, Hondamatic, Ravigneaux e Lepelletier complementando isto, com exemplos ilustrativos.

Embreagem eletrônica e transmissão robotizada de embreagem única. São apresentadas configurações típicas de controle eletro-hidráulico e eletro-mecânico. O tema é complementado com um capítulo dedicado a atuadores para embreagens eletrônicas.

Transmissão manual automatizada (AMT). Aborda especificamente, as transmissões automatizadas de dupla embreagem. Apresenta exemplos de transmissões AMT com embreagens úmidas e secas.

ABS/TC/ASR. Apresenta conceitos básicos do sistema de freio e a sua aplicação ao ABS passivo e ABS ativo e a sua utilização no sistema de controle de tração e de estabilidade veicular. Um capítulo é dedicado a apresentar exemplos que mostram a evolução do sistema ABS/TC.

Direção assistida e direção dinâmica. Em 2 capítulos é apresentada a funcionalidade dos diversos tipos de direção assistida e de direção dinâmica presentes no mercado.

Suspensão pilotada ou eletrônica. São apresentados os conceitos e aplicação da suspensão semi-ativa ou adaptativa e da suspensão ativa, esta última, tanto de acionamento hidráulico como de acionamento pneumático.

Estabilidade e segurança veicular. Primeiramente, são apresentados os conceitos básicos que sustentam o programa de estabilidade veicular e como este se relaciona com os outros sistemas do veículo: motor, transmissão e direção. A seguir, são analisadas funções típicas como: Distribuição eletrônica da pressão de frenagem, Bloqueio eletrônico do diferencial, Controle dinâmico, Prevenção contra rolagem em curva, Suporte à frenagem com “fade”, entre outras. Entre as funções auxiliares de assistência e segurança são analisadas: Freio eletro-mecânico de estacionamento, Monitoramento da pressão dos pneus, Assistência de partida em aclive, entre outras.

Finalmente e para complementar o apresentado acima, são abordados temas como: Sistemas hidráulicos e pneumáticos, Acelerador eletrônico, Sensores de posição e rotação sem contato, Sensores de aceleração, Sensores de taxa de viragem e Motores DC sem escovas



  

 SUMARIO 

 CAPÍTULO 12 
 
 CAPÍTULO 18