Eletro-Eletrônica Automotiva
Aplicações Avançadas

Autor: Humberto José Manavella

Apresentação

Na elaboração da obra foram consideradas as necessidades do profissional da reparação automotiva quem cada vez mais, deve não só aplicar os seus conhecimentos de mecânica, mas, complementá-los com aqueles de eletroeletrônica. Acreditamos que com os temas abordados, o leitor estará em condições de compreender a totalidade do funcionamento dos sistemas de eletrônica embarcada.

Na apresentação dos temas, que cobrem um leque muito amplo da eletroeletrônica, tem-se evitado, na medida do possível, o uso de fórmulas e o rigor científico em prol de uma explanação mais simples, que contribua com a compreensão plena dos conceitos.

A obra se compõe de 24 capítulos e 6 anexos totalizando 140 páginas.
Os temas abordados abrangem desde conceitos básicos de eletricidade: conceitos de energia e potência, tensão, corrente e resistência elétricas (lei de Ohm), resistores especiais, capacitor e sinais elétricos, até aqueles mais avançados: diodo semicondutor e transistor que servem de base para temas como: processo de retificação, regulação de tensão e proteção de circuitos eletroeletrônicos.

O estudo das máquinas elétricas - transformador, motor e gerador elétricos (alternador trifásico automotivo) - é precedido de capítulos com os conceitos de eletromagnetismo e indução eletromagnética.

Na análise da Estrutura dos Sistemas de Eletrônica Embarcada é utilizado o recurso dos diagramas de blocos funcionais, para sua representação. Estes conceitos são fundamentais para o entendimento abrangente das relações entre os diversos sistemas de eletrônica embarcada.

Finalmente, os últimos capítulos são dedicados à análise dos diversos Circuitos de Entrada/Saída utilizados nas unidades de eletrônica embarcada, assim como, a apresentação, de forma suficientemente simplificada, dos temas: Circuitos Lógicos e Conversores A/D e D/A.

A obra conclui com 6 anexos que abordam os seguintes temas complementares:

  • simbologia: com exemplos (os mais comuns) de símbolos utilizados nos esquemas elétricos.
  • instrumentação: com as características básicas do multímetro e osciloscópio automotivos.
  • par bimetálico
  • motor de passo
  • bateria: com os procedimentos relevantes de avaliação do estado de operação assim como, com a descrição dos parâmetros de caracterização das baterias.
  • questões: com questões de autoavaliação e as respostas correspondentes.

• Público alvo

A obra tem por objetivo básico atender às necessidades dos profissionais ligados à manutenção e reparação de sistemas de eletrônica embarcada.

• Observações finais

Pelo seu caráter conceitual e formativo, consideramos a obra, um auxiliar necessário para a compreensão abrangente do funcionamento dos sistemas de eletrônica embarcada.
 



 SUMÁRIO 

 CAPÍTULO 6 

 CAPÍTULO 13 
    Rua Doutor Flaquer nº 115, Cj. 33B - CEP: 04006-010 - São Paulo/SP - Tel: (11) 3884-0183