Apresentação
O livro Eletrônica
Embarcada Veicular, de aproximadamente, 160
páginas organizadas em 24 capítulos, pretende dar
continuidade ao trabalho
iniciado com a publicação de Controle Integrado do Motor
(2004), complementado
com Eletroeletrônica Automotiva (2006), Diagnóstico
Automotivo Avançado (2009)
e Emissões Automotivas (2012).
Da mesma forma que os
anteriores, a abordagem deste livro é
estritamente conceitual e abrange os seguintes temas:
Transmissão
automática eletrônica
Inicialmente, é
apresentada a
funcionalidade do trem epicicloidal e dos dispositivos de acoplamento e
fixação: cinta de freio, embreagem úmida e
conversor de torque. Os capítulos a
seguir analisam a funcionalidade das configurações
Simpson, Hondamatic,
Ravigneaux e Lepelletier complementando isto, com exemplos ilustrativos.
Embreagem eletrônica e transmissão robotizada de embreagem
única
São apresentadas
configurações típicas de controle
eletro-hidráulico e eletro-mecânico. O tema é
complementado com um capítulo
dedicado a atuadores para embreagens eletrônicas.
Transmissão manual automatizada (AMT)
Aborda especificamente, as transmissões automatizadas de
dupla embreagem. Apresenta exemplos de transmissões AMT com
embreagens úmidas e
secas.
ABS/TC/ASR
Apresenta conceitos
básicos do
sistema de freio e a sua aplicação ao ABS passivo e ABS
ativo e a sua
utilização no sistema de controle de tração
e de estabilidade veicular. Um
capítulo é dedicado a apresentar exemplos que mostram a
evolução do sistema
ABS/TC.
Direção assistida e direção dinâmica
Em 2
capítulos é apresentada a funcionalidade dos diversos
tipos de direção
assistida e de direção dinâmica presentes no
mercado.
Suspensão pilotada ou eletrônica
São
apresentados os conceitos e aplicação da suspensão
semi-ativa ou adaptativa e da suspensão
ativa, esta última, tanto de
acionamento hidráulico como de acionamento pneumático.
Estabilidade
e segurança veicular
Primeiramente,
são apresentados os
conceitos básicos que sustentam o programa de estabilidade
veicular e como este
se relaciona com os outros sistemas do veículo: motor,
transmissão e direção. A
seguir, são analisadas funções típicas
como: Distribuição eletrônica da
pressão de frenagem, Bloqueio eletrônico
do diferencial, Controle dinâmico, Prevenção contra rolagem em curva, Suporte à frenagem com “fade”, entre
outras. Entre as funções auxiliares de
assistência e segurança são analisadas: Freio
eletro-mecânico de estacionamento, Monitoramento
da pressão dos pneus, Assistência de
partida em aclive, entre outras.
Finalmente e para complementar o apresentado acima, são
abordados temas como: Sistemas hidráulicos
e pneumáticos, Acelerador eletrônico,
Sensores de posição e rotação
sem contato, Sensores de aceleração, Sensores
de taxa de viragem e Motores DC sem escovas
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