Apresentação
A
obra tem por objetivo apresentar uma introdução
ao estudo dos sistemas de eletrônica embarcada atuais,
especificamente, àqueles de injeção e
ignição eletrônicas.
Seu conteúdo é de caráter conceitual
no que diz respeito á sua abordagem tecnológica,
e abrangente o suficiente para oferecer ao leitor, os fundamentos
necessários à compreensão dos sistemas
de eletrônica embarcada atuais assim como servir de base na
análise de aplicações futuras
resultantes do avanço tecnológico.
A obra se compõe de 33 capítulos
distribuídos em 4 partes, totalizando 185
páginas.
•
Os capítulos da parte I
apresentam os conceitos
básicos do processo de combustão e seu impacto
nas emissões automotivas; conceitos estes,
necessários à compreensão dos motivos
que impulsionaram a rápida evolução
dos sistemas integrados de gerenciamento eletrônico do motor.
Também, é feita uma revisão dos
métodos de controle em malha fechada e sua
aplicação no gerenciamento dos sistemas de
eletrônica embarcada.
• Os capítulos da parte II abordam o estudo dos
diversos subsistemas que compõem o sistema de gerenciamento
eletrônico do motor, injeção e
ignição, tomando como exemplo o sistema EEC-IV,
que por vários anos equipou os veículos
produzidos pelas montadoras Ford e VW.
Os exemplos objetivam mostrar a função dos
componentes no sistema sem analisar o princípio de
funcionamento de cada um em particular. Isto último
é abordado nos capítulos que compõem
as partes III e IV.
Dois capítulos são dedicados especificamente
à verificação e diagnóstico
dos sistemas de eletrônica embarcada; neles são
apresentadas regras básicas e seqüências
de verificação que visam sistematizar o
diagnóstico de falhas dos referidos sistemas.
• Nos capítulos da parte III é analisado
em detalhe, o princípio de funcionamento da maioria dos
sensores presentes nos sistemas atuais.
• Os capítulos da parte IV abordam o estudo do
princípio de funcionamento dos principais atuadores
presentes nos modernos sistemas de
injeção/ignição
eletrônica.
• Público alvo
A obra tem por objetivo básico atender às
necessidades de formação tecnológica
dos profissionais ligados à manutenção
e reparação de sistemas de eletrônica
embarcada, especificamente os de
injeção/ignição
eletrônica.
No entanto, pelo seu enfoque formativo poderá servir como
texto de referência em cursos da disciplina
autotrônica, seja em ambiente de escola técnica ou
de ensino superior, complementando a abordagem teórica dos
referidos cursos.
• Observações finais
Pelo seu caráter conceitual e formativo, consideramos este
tipo de publicação, um auxiliar
necessário na compreensão dos manuais de
diagnóstico e reparo. Pela sua própria natureza,
estes últimos são de caráter
informativo e geralmente, específicos a um número
limitado de sistemas ou modelos de veículos.
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