• Histórico Profissional

Formado em engenharia eletromecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Buenos Aires, iniciei minha carreira profissional como professor no Departamento de Eletrônica e pesquisador no Laboratório de Aplicações Eletrônicas dessa Faculdade.

Após realizar estudos de pós-graduação no Philip International Institute de Eindhoven, Holanda, e já no Brasil, atuei na empresa Sid Informática onde desempenhei atividades na área de desenvolvimento e transferência de tecnologia de minicomputadores para automação bancária, assim como nas áreas de teleprocessamento e de engenharia de comunicações. Posteriormente, na empresa Sid Telecon, atuei no desenvolvimento de software para centrais telefônicas.

Durante 10 anos, entre1994 e 2003, minha atividade profissional na empresa Alfatest, me permitiu tomar contato com a emergente tecnologia autotrônica, através do desenvolvimento de conteúdo e material didático para os cursos ministrados no Centro de Treinamento Alfatest, assim como pela geração de manuais para os produtos comercializados pela empresa.

Foi a partir das atividades acima mencionadas e pelo desempenho da função de Gerente de Suporte e Informações Técnicas, que tive a oportunidade de vivenciar as dificuldades que os profissionais do setor automotivo tinham com relação a tudo aquilo relacionado com a eletrônica embarcada, a qual começava a chegar ao Brasil de forma bastante rápida. Constatei que tais dificuldades resultavam da falta de conceitos fundamentais que ajudassem o raciocínio e de fontes de onde obter tais conceitos. Foi assim, que surgiu a idéia de integrar conhecimentos numa obra de caráter conceitual que se concretizou no livro Controle Integrado do Motor. A continuidade foi dada com o lançamento dos livros Eletro-eletrônica Automotiva (2006), Diagnóstico Automotivo Avançado (2009), Emissões Automotivas (2012) e Eletrônica Embarcada Veicular (2015).

Humberto José Manavella

    Rua Doutor Flaquer nº 115, Cj. 33B - CEP: 04006-010 - São Paulo/SP - Tel: (11) 3884-0183