Apresentação
O livro Emissões Automotivas, de aproximadamente, 190 páginas organizadas em 22 capítulos, pretende dar continuidade ao trabalho iniciado com a publicação de Controle Integrado do Motor (2004), complementado com Eletroeletrônica Automotiva (2006) e Diagnóstico Automotivo Avançado (2009).
Da mesma forma que os anteriores, a abordagem é estritamente conceitual e abrange tanto as emissões dos motores ciclo Otto com as dos motores ciclo Diesel.
Nos primeiros 5 capítulos são apresentados conceitos básicos necessários ao entendimento das emissões automotivas, como estas se processam e quais os sistemas atualmente utilizados no seu controle.
Os temas abordados são: simbologia química, conceitos de torque, potência, eficiência energética, processo de combustão e as emissões resultantes.
A seguir, nos 7 capítulos seguintes, são apresentados os sistemas e métodos mais relevantes atualmente utilizados no controle e redução das emissões. A ênfase é dada às tecnologias de maior impacto entre as quais: injeção direta de combustível em motores ciclo Otto, indução forçada (de compressor único e seqüencial), sistemas EGR de alta e baixa pressão em motores de ciclo Diesel, sistemas “common rail”, comando de válvulas variável, ciclos alternativos (Atkinson e Miller).
Os próximos 4 capítulos são dedicados especificamente, à descrição da composição e funcionamento dos diversos tipos de catalisadores e filtros de material particulado utilizados nos sistemas de pós-tratamento de motores ciclo Otto e Diesel.
Um capítulo é dedicado à análise dos sistemas automotivos híbridos, tanto aqueles de propulsão mecânica-elétrica como os de propulsão mecânica-hidráulica.
Outros temas abordados são:
- Padrão OBDII (OBDBr). Com uma descrição da sua estrutura e dos recursos de diagnóstico que o padrão oferece.
- Analisador de 4/5 gases e opacímetro. Com a descrição da estrutura interna e funcionamento.
- Inspeção veicular. Com a apresentação dos procedimentos e parâmetros utilizados nos programas de inspeção e manutenção de gases e ruído.
Finalmente, o último capítulo trata do comportamento dos componentes dos gases de escape apresentando as possíveis causas das emissões excessivas e os procedimentos de diagnóstico utilizando as relações entre as concentrações apresentadas pelo analisador.
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